sábado, 7 de março de 2015
Insucesso Escolar
A partir dos anos sessenta, o insucesso escolar começou a manifestar-se nos alunos. Por isto, começou-se a exigir que as escolas garantissem o sucesso escolar de forma económica e igualitária de todos os seus alunos. O que era atribuído até então ao foro individual tornou-se de forma súbita um problema do ponto de vista social. Muitas razões estão na ordem do insucesso escolar mas, a falta de capacidade ou interesse e a preguiça já deixaram de ser razões para explicar o abandono de milhares de crianças ao ensino.
Muitas vezes, a culpa pode ser da comunidade escolar, que não soube motivar, ou incentivar as crianças a estudar, a aprender para que mais tarde tivessem êxito nas suas vidas.
As manifestações do insucesso são múltiplas como por exemplo, abandono da escola antes do fim do ensino obrigatório, as reprovações sucessivas que resultam em grandes desníveis entre a idade do aluno e o ano de ensino em que se encontra e a passagem dos alunos para os cursos profissionais que os afasta claramente do ensino superior.
As causas deste insucesso podem ser:
- A falta de vocação que é uma das causas mais frequentes para o desinteresse, para a desmotivação e indisciplina dos alunos.
- Atrasos do desenvolvimento cognitivo. As escalas psicométricas de inteligência tem sido apontadas como um bom indicador para identificar estas causas individuais de insucesso escolar. O problema é que a grande maioria dos alunos que falham nos resultados escolares, têm um desenvolvimento normal.
- A instabilidade característica na adolescência, consta entre as muitas causas individuais do insucesso. Esta conduz muitas vezes o aluno a rejeitar a escola, a desinvestir no estudo das matérias, e frequentemente à indisciplina.
- Estilos de vida. Dificuldade em compatibilizar as exigências escolares, com as mais diversas solicitações ( saídas nocturnas frequentes, jogos de computador absorventes, desportos, etc), provocando hábitos pouco regrados de vida. O aluno passa a encarar as actividades escolares como pouco estimulantes, trabalhosas e rotineiras.
Mas o insucesso escolar não é apenas culpa do aluno, muitas vezes é culpa da família, da escola ou até dos professores.
Mas de que modo o insucesso escolar pode estar relacionado com as dificuldades económicas de cada familia?
Pode claramente estar relacionado, uma vez que o ensino é obrigatório mas todos os gastos para aqueles que não usufruem de um escalão escolar são pagos pela familia do aluno. Os livros, o material, as fotocópias que todo o aluno precisa para ter sucesso têm custos.
Concluindo, para além de todos os factores que podem estar na origem deste problema o factor económico influencia bastante e cada vez mais nos dias de hoje.
Catarina Leite, Nº8, 12ºC
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário