O drama do insucesso escolar é
relativamente recente. É a partir dos anos sessenta que encontramos as suas
primeiras manifestações. Foi então que se começou a exigir que as escolas, por
razões económicas e igualitárias, encontrassem formas de garantir o sucesso
escolar de todos os seus alunos. O que era atribuído até então ao foro
individual, tornou-se subitamente um problema insuportável sob o ponto de vista
social. A preguiça, a falta de capacidade ou interesse, deixaram de ser aceites
como explicação para o abandono todos os anos de milhares e milhares de
crianças e jovens do sistema educativo.
A culpa do insucesso escolar dos
alunos passou a ser assumida como um fracasso de toda a comunidade escolar. O
sistema não fora a capaz de os motivar, reter, fazer com que tivessem êxito. O
desafio tornou-se tremendo, já que todos os casos individuais se transformaram
em problemas sociais.
É em grande parte por esta razão
que hoje principal problema educativo é o de identificar as
manifestações e as causas do insucesso escolar. A listagem destas não pára de
aumentar à escola secundária era a menos preparada para a mudança. Durante
séculos assumira como sua vocação hierarquizar os alunos de acordo com o seu
rendimento escolar, seleccionando os mais aptos e excluindo os que não fossem
capazes de acompanhar as exigências que ela mesma impunha. A sua nova missão
era agora igualizar todos no sucesso educativo, garantindo 0% de negativas !
Este era o novo padrão que permitia aferir o sucesso de cada escola.
Tiago Martins 12ºC Nº18
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