segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Várias são as manifestações de violência que imperam na sociedade e ao longo dos tempos. Ela configura-se em cada momento social e exige novas respostas, visto que muda historicamente. Da transposição desta realidade, existem inúmeros exemplos no cinema.

Do realizador Stanley Kubrick, o filme Laranja Mecânica deixa entrever surpreendentemente a discussão entre violência, violação, sexo, destruição, morte. Alex DeLarge, protagonista, líder de um pequeno grupo de arruaceiros, pratica atos criminosos como espancar um mendigo, violar uma mulher e assassinar outra… Tudo realiza em tom trocista, como num entretenimento, até ao momento em que, traído pelos membros de seu gangue, é preso. A par de todas estas ações, consegue ainda dedicar-se à música de Beethoven que escuta religiosamente. Em síntese, o filme trata da violência juvenil e do tratamento imposto a Alex.

Seja como for, sob todas as suas formas, na sociedade contemporânea, a violência desrespeita os direitos fundamentais do ser humano, sem os quais o homem deixa de ser considerado como sujeito, de direitos e de deveres, e passa a ser olhado como um puro e simples objeto. Talvez seria esta a forma da personagem, Alex, encarar o outro.

Forma de violência é, por exemplo, o processo educacional que organiza condutas e pensamentos, através da moral, de regras e normas, de modo a civilizar o sujeito para sua própria preservação e convívio coletivo. Associa-se a esta, em várias circunstâncias, a violência da Igreja (qualquer que seja a opção religiosa), na medida em que, baseada na ideia do pecado original, impõe, limita uniformiza  comportamentos humanos. A violência exercida pela cultura dos media é visível na exploração de inúmeras situações sociais com o único objetivo de captar a atenção do público.

A violência doméstica, mais visível nos dias de hoje, é também ela expressão de atos hediondos que a humanidade pratica contra crianças/adolescentes, mulheres, idosos e encontra-se profundamente associada ao contexto histórico, social, cultural e político em que se insere cada vítima e seu agressor. Destaca-se, neste âmbito, ações de violência física e/ou psicológica, de negligência (omissão de responsabilidade, por exemplo, dos pais para com os filhos), de violência sexual (práticas sexuais, recorrendo à força física, à influência psicológica, ao uso de armas e/ou drogas). A violência doméstica, nas suas diversas formas, configura padrões abusivos entre os envolvidos. A violência contra a mulher parece socialmente aceite, quando se assiste a elevados níveis de tolerância para com tais manifestações de agressividade.

Que respostas encontramos contra abusos, violações, maus tratos, humilhações e outras expressões de violência? Em muitos casos, assistimos à devolução dessa violência como se houvesse uma mais questionável do que outra. O facto é que há momentos em que os valores defendidos ora são coniventes ora condenam comportamentos, mas em pouco se sobrepõem aos instintos humanos. Convocando, de novo, “Laranja mecânica”, este é o exemplo da ineficácia do “Tratamento Ludovico”, da lavagem cerebral em vítimas indefesas (sociedade) ou com consentimento (Alex), com vista à obediência ao Estado. Esta circunstância explica o título do filme o qual mostra que a restrição da liberdade de escolha transforma os humanos em máquinas, que o lado sensível do ser humano é transformado num mecanismo automático e determinista. A tendência de Alex para o mal é vista como inata, algo mecanicista, porque apesar de extrair satisfação da prática de atos violentos, estes são concretizados de um modo reflexivo.


Em boa verdade, em qualquer momento da História da Humanidade, o ser humano convive(u), diariamente, com a violência nas suas diversas expressões: física, psicológica, simbólica… Impõe-se, portanto, uma posição, de cada sujeito, frente à multiplicidade de atos de agressividade, que conduza à transformação, pelo seu interior, da sociedade.  



                                                                                      Bruno Oliveira 

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