quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Sociologia

Perguntar qual é o objeto da sociologia, ou o que se entende por isso, permite levantar questões sobre a especificidade histórica desta ciência social e os fenómenos que estuda atualmente. Embora seja uma interrogação frequente, cada repetição é necessariamente marcada por novas relevâncias, e a ocasião e contexto da pergunta fornecem parte dos meios para a formulação da resposta. A sociologia constitui o estudo de como a sociedade se organiza, segundo associações, grupos e instituições, e das relações sociais humanas desenvolvidas ao nível da mesma. O seu objeto de estudo é bastante diversificado e complexo, uma vez que abrange toda a realidade social, podendo variar de crime para religião, da família para o Estado, das divisões de classes sociais e raças para as crenças partilhadas por uma cultura comum, da estabilidade para a mudança social radical. Unindo o estudo destas diversas temáticas, o objetivo da sociologia reside na compreensão de como a ação e consciência humanas delineiam e são, também, moldadas pelas estruturas culturais e sociais envolventes.

 
 A sociologia é um campo esclarecedor de estudo que analisa e explica questões essenciais e intrínsecas à vida individual e coletiva. A nível pessoal, esta investiga as causas sociais e consequências de certas coisas como a identidade racial e de género, o conflito familiar, o comportamento desviante, o envelhecimento e a fé religiosa. Socialmente, analisa e explica questões como crime e lei, pobreza e riqueza, preconceito e discriminação, escolas e educação, a comunidade urbana e os movimentos sociais. Na categoria global, estuda fenómenos como o crescimento da população e da migração, a guerra e a paz e o desenvolvimento económico. Os métodos de pesquisa e teorias deste saber produzem perspetivas preponderantes sobre os processos sociais que modelam as vidas humanas e as ópticas do mundo contemporâneo.


Esta ciência oferece uma forma distinta e elucidativa de ver e compreender o mundo social em que nos inserimos. Tenta identificar os processos e estruturas sociais que tanto possibilitam como inviabilizam o distanciamento da normalidade do comportamento do indivíduo, influenciado pelo meio que o rodeia. Ela olha para além do encarado como regular para fornecer um lado mais profundo da realidade. Através da sua perspetiva analítica particular, das suas teorias e dos métodos de pesquisa, a sociologia expande a compreensão e análise das relações sociais, instituições, comportamentos e culturas  que constituem o presente e pertencem à história humana. É, por isso, uma disciplina que atrai aqueles que se consideram prontos a ultrapassar as explicações do senso comum, desafiando os seus pressupostos através da avaliação crítica das ideias amplamente difundidas que comumente são encaradas como inquestionáveis.
                                                                                                                          
                                                                                                                                Daniela Costa, nº11


Sem comentários:

Enviar um comentário