A sociologia estuda os fenómenos sociais que corresponde aos comportamentos, acções e situações observadas em determinadas sociedades, organizações e grupos. Os fenómenos que decorrem da vida social e do comportamento humano, tais como os fenómenos económicos (inflação, desemprego, crescimento económico, riqueza e sua distribuição), demográficos (crescimento populacional, emigração e imigração, distribuição por faixas etárias), sociológicos, políticos, históricos, etc. Todos estes fenómenos sociais constituem o objecto de estudo das Ciências Sociais que os estudam a partir de diferentes perspectivas. Os fenómenos podem ser tanto de efeitos positivos quanto negativos, caso negativo, é chamado de problema social. Um dos fenómenos que estão na actualidade acontecer na França é o caso do jornal Charlie Hebdo em Paris, com o atentado a redacção que provocou 12 mortos (10 jornalistas e cartoonistas e dois polícias) e 11 feridos. Um ato terrorista que esta a levar ao encerramento imediato das fronteiras internas no espaço europeu, na sequência dos atentados.
Foram debatidas novas medidas de segurança depois do atentado terrorista, com as liberdades civis e a partilha de informações podem limitar as medidas. Apelaram para a criação de uma base de dados sobre todos os passageiros que viajem no espaço da União Europeia (UE), o aumento da vigilância na Internet e até alterações no espaço Schengen (área europeia de livre circulação de pessoas).
Entre as medidas tomadas após os ataques terroristas, estava o aumento da presença da polícia nas proximidades dos aeroportos, escolas judaicas e veículos de comunicação. Um conselheiro militar da cidade de Paris, diz que o objectivo dessas patrulhas não é apenas para proteger possíveis alvos, mas tranquilizar a população. Isto leva a que as pessoas estejam mais seguras. No entanto, a presença da polícia francesa fortemente armada, patrulhando as ruas, também está perturbando alguns turistas pois, a sua liberdade esta limitada.
Catarina Monteiro
Sem comentários:
Enviar um comentário