
Uma pesquisadora do Reino Unido, constatou que os adolescentes estão cada vez mais a reduzir o seu vocabulário, e que a maior parte dos jovens usa apenas 800 palavras para se expressar. Segundo Jean Gross, o normal seria que as pessoas tivessem um vocabulário de cerca de 40 mil palavras aos 16 anos de idade. Também, e não menos importante, foi a pesquisa feita por pesquisadores portugueses, em Portugal, que evidenciaram, que na década de 80 o vocabulário de um adolescente era composto por umas mil palavras, na actualidade mal chega a 350 e tudo leva a prever que o processo de deterioração se continuará agravar.
Em grande parte, pela televisão e pelos computadores, a linguagem está a cada dia mais pobre. Há crianças de lugares marginais que têm um menor vocabulário, porque o seu meio também emprega poucas palavras, e não porque não tenham possibilidades neurológicas ou biológicas.

Todavia, (porque para qualquer problema existe uma solução) uma sugestão para minimizar este efeito não é eliminar a tecnologia da vida dos adolescentes bem pelo contrário, é por exemplo, lançar uma campanha propondo actividades que estimulem o estudo envolvendo as novas tecnologias.
José Pedro Monteiro
Sem comentários:
Enviar um comentário