domingo, 26 de outubro de 2014

Sociologia como ciência

Para compreendermos o que é a sociologia e em que consiste como ciência temos de começar por saber o que este nome significa: A palavra "sociologia" consiste na conjunção da palavra latina "sócius",que significa associação e da palavra grega "logus", que significa estudo. A sociologia surgiu como uma disciplina científica impulsionada pelas profundas transformações ocorridas na sociedade europeia, originadas pela Revolução Industrial e pela Revolução Francesa, no final do século XVIII. Estes acontecimentos revolucionários operaram como uma rutura no que eram os modos de vida característicos das sociedades anteriores, levando os pensadores a desenvolver uma nova conceção dos mundos natural e social. A passagem do século XIX para o século XX assinalou o início da consolidação da sociologia enquanto forma de conhecimento científico.
Esta disciplina insere-se no conjunto das ciências sociais/humanas e procura conhecer a realidade social. Para existir conhecimento é necessário uma relação sujeito/objeto, assim podemos considerar o conjunto dos fenómenos que se produzem e reproduzem na sociedade o objeto real sobre o qual a sociologia e todas as outras ciências sociais se vão debruçar. Apesar da sociologia ser pautada por falta de rigor e de objetividade, uma vez que não existem duas pessoas e duas sociedades iguais e do "cientista" que estuda determinado fenómeno fazer parte do seu objeto de estudo, pois ele próprio é um ser humano e um ser social,logo tem conhecimento prático e pessoal de si mesmo e da realidade em que vive (senso comum),é possível obter conhecimento rigoroso, objetivo,crítico, comprovável e metódico-conhecimento científico-em sociologia. Também  nesta ciência são empregues métodos, nomeadamente estatísticos,a observação empírica e um ceticismo metodológico, foram eliminados juízos de valor, e apenas se pretende alcançar a explicação e a compreensão dos fenómenos, sejam naturais ou sociais. Verificou-se que pode existir conhecimento científico nesta ciência social,por exemplo, quando o sociólogo Ivo Domingues publicou um artigo científico sobre o chamado "copianço" nas escolas, um artigo apoiado numa investigação que envolveu entrevistas a 50 alunos de ambos os sexos distribuídos por todos os anos escolares do ensino secundário e ainda 15 professores, deste estudo o sociológo conseguiu concluir que todos os atores sociais envolvidos no estudo pussuem uma elevada tolerância e aceitação do copianço.Portanto, daqui podemos verificar que os atos que temos em sociedade podem ser estudados recorrendo a procedimentos científicos, havendo uma rutura com o senso comum.
Logo, podemos concluir que a sociologia:
-é uma forma de conhecimento;
-essa forma de conhecimento é científica;
-estuda o comportamento das pessoas em sociedade e os fenómenos sociais daí originados;
-esses fenómenos sociais implicam o estudo das relações entre pessoas, isto é, das relacões sociais e dos contextos em que estas se formam e ocorrem.
A sociologia interroga o que demais profundo existe na nossa vida em comum.

Cristiana Ferreira Leite

Sem comentários:

Enviar um comentário