sexta-feira, 24 de abril de 2015

Precious

Antes de mais nada devemos logo dizer que este filme não é um filme qualquer, mas sim uma realidade que para muitos é desconhecida e para outros é o seu dia a dia, crianças e adolescentes são, constantemente, colocadas em situações de extrema desqualificação e marginalizadas, além de sofrerem abusos sexuais e psicológicos.

Claireece Precious Jones é uma jovem de 16 anos, que fora expulsa da sua escola por já estar na segunda gravidez. Logo no início do filme vemos que Precious é uma rapariga sonhadora pois, sonha que o seu professor é apaixonado por ela e que os dois irão morar juntos, no entanto, na minha opinião,  esses sonhos devem-se ao facto de ela ter uma vida horrível na sua casa e os sonhos são uma forma de “esperança” para o seu futuro.

Na sua casa ela sofre violências verbais da sua mãe, porque ela vê a filha como uma “concorrente” para lhe roubar o marido, já no caso do pai viola-a desde os 3 anos e dessas violações já nasceu uma criança, enquanto que Precious já está à espera de outra.

Este filme faz pensar na vida que alguns jovens vivem, pois até podemos imaginar esta realidade, contudo acho que nunca irá ser parecido com aquilo que eles realmente vivenciam.

Ao ser expulsa, Precious é matriculada numa escola onde estão raparigas com problemas sociais, e então ela vê-se divida entre dois lares, um em casa onde é maltratada e a escola onde pode dizer o que pensa e é ajudada pela sua professora.

Em conclusão, o filme remete-nos para uma realidade onde se escondem vários lares, abusos sexuais, violências verbais deixam-nos chocados com o quanto a realidade pode ser cruel e mesmo sendo pais há pessoas que praticam na mesma as violências.

Penso que toda a gente deve ver o filme pois, muda muitas mentalidades e acima de tudo ensina-nos muito.
 
João Pinto

  

      

 

 

 




Sem comentários:

Enviar um comentário