sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Laranja mecânica

O filme laranja mecânica produzido em 1971 foi escrito, produzido e dirigido por Stanly Kubrick.
Este filme foi adequado do romance de Anthony Burgess e pela sua violência em todos os sentidos marcou uma época.
O filme contado por, Alex líder de um gangue de jovens delinquentes, que aproveitam a escura noite de londres  para praticar obras brutais ou como eles lhe chamam ultraviolência e nessas noites o grupo de jovens espancam, roubam, violam as pessoas e praticam isso com a maior das naturalidades.
Até que o grupo de amigos se cansa do comportamento de Alex, e numa noite de assaltos Alex mata mais uma das suas vítimas e os seus companheiros lhe tramam uma cilada e Alex acaba na prisão.
Já na prisão Alex descobre uma forma de tratamento para tirar lhe da prisão, e decide se voluntariar para uma experiência patrocinada pelo governo, essa experiência consistia em controlar os seus impulsos violentos.
O tratamento foi tão forte e tão violento que Alex ao sair da prisão não conseguiu se adaptar perante as brutalidades da sociedade com ele, tentando mesmo se suicidar.
No hospital Alex sofre outro tratamento mas este consistia em voltar a ser o mesmo Alex do princípio do filme, Alex agora diz-se curado não por ficar um homem do bem mas porque os impulsos do primeiro tratamento não o dominavam mais e agora Alex era protegido pelo governo, o que não deixa de ser irónico, pois o mesmo governo que condenou e criticou Alex no início do filme no fim está do lado dele e Alex volta a ser o mesmo de sempre.


João Pinto